No ano em que celebra 25 anos de actividade, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) cria o certificado do nutricionista, para dar garantias ao cidadão de que o profissional que o está a atender é um nutricionista, com formação universitária, especialista em nutrição e alimentação e que está incorporado numa associação profissional.
Para Alexandra Bento, presidente da APN, «a criação e distribuição deste certificado a todos os nutricionistas associados da APN é fundamental para acabar com os “falsos nutricionistas”, uma vez que existem muitas pessoas a trabalhar na área, sem as competências necessárias, ou seja, sem serem nutricionistas».
A comemoração dos 25 anos da Associação serve ainda de mote para a apresentação do programa do II Congresso Luso Espanhol de Alimentação, Nutrição, Dietética e VI Congresso de Nutrição e Alimentação, que se realiza nos próximos dias 27, 28 e 29 de Setembro no Europarque (Porto). Sob o tema “Nutrição e Novos Estilos de Vida”, este encontro científico internacional vai contar com a presença de cerca de 1500 profissionais da península ibérica.
O programa aborda várias temáticas relacionadas com a nutrição, de entre as quais os distúrbios alimentares, obesidade, dietas da moda, tendências da indústria alimentar, novos produtos alimentares, segurança alimentar e a restauração etc..
Texto de: Sónia Santos Dias