Forúm Comité Nacional Fisicoculturismo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Forúm Comité Nacional Fisicoculturismo

Bodybuilding and Fitness
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 3º Artigo

Ir para baixo 
AutorMensagem
Wabba-Portugal

Wabba-Portugal


Mensagens : 126
Data de inscrição : 16/07/2007

3º Artigo Empty
MensagemAssunto: 3º Artigo   3º Artigo Icon_minitime9/1/2008, 8:49 am

PLANEAR PARA OBTER MELHORES RESULTADOS

03/11/2007

Planear para obter melhores resultados

Assiste-se muito frequentemente nas salas de musculação, a jovens e adultos, a treinarem tempos a fio um mesmo “esquema” de treino. Verifica-se que nunca variam o tipo, o volume, a intensidade do treino ao longo dos tempos.

Logo nos primeiros tempos tudo parece correr de “vento em popa”, o organismo atravessa todo um processo de adaptação, em que as melhorias são significativas e bastante visíveis, o que leva os praticantes a crer que o treino deles é o melhor. Isto não deixa de todo de ser verdade até certo ponto, os praticantes acabam por conhecer o seu corpo melhor que ninguém.

Mas, será que vai ser sempre assim? Porquê que por vezes os praticantes se deparam com anos de treino a fio e não conseguem “desenvolver mais que aquilo”?

A resposta muitas das vezes é simples. Já alguma vez pensou em planear o seu plano de treino ao longo de um ano ou de um semestre? Imagine por exemplo um treinador de futebol dar as mesmas cargas de treino aos seus atletas em todas as sessões de treino ao longo de uma temporada, em quase todos os dias da semana, não respeitando fases de recuperação, competição, etc. O mesmo deve ser adaptado para o treino de musculação, o treino é muito importante, contudo o repouso tem uma importância igual ou por vezes superior ao treino, pode variar de acordo com o tipo de treino, com o praticante que tem uma individualidade biológica que o torna diferente dos outros todos.

Para planear um programa com rigor devem ser tidos em conta alguns conceitos. O plano pode ser programado anualmente, semestralmente, trimestralmente ou de acordo com um determinado objectivo que deva ser atingindo num determinado espaço de tempo.

Existem diferentes formas de planear uma época. A que normalmente é mais utilizada, baseia-se na metodologia do treino desportivo, que divide um ciclo anual (macrociclo) em ciclos mais reduzidos (mesociclos, microciclos). Em cada um destes ciclos objectivos bem definidos são trabalhados, tendo sempre em linha de conta o objectivo final.

Uma outra forma de planear o treino, é o planeamento por fases, normalmente compreende-se cinco fases distintas:

1. Iniciação ou aprendizagem
2. Aquisição ou assimilação
3. Consolidação e domínio
4. Controlo e avaliação
5. Manutenção ou desenvolvimento


Esta forma é mais utilizada numa vertente de exercício como promoção da saúde.

No final de cada fase ou mesociclo, é importante que os praticantes façam um transfer através de um período de recuperação. Quando se fala em recuperação não significa que se deixe a prática de exercício por esse período de tempo. A recuperação deve ser activa, ou praticando outro tipo de exercício, ou até o mesmo baixando a intensidade e o tipo de exercício.

No final de cada fase uma avaliação deve ser feita para constatar que o treino está a provocar o efeito desejado.


Texto de: Sandro Dias (Personal Trainer)
Ir para o topo Ir para baixo
 
3º Artigo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Forúm Comité Nacional Fisicoculturismo :: TEMAS GERAIS :: ARTIGOS TÉCNICOS :: by PT Sandro Dias (Village)-
Ir para: